Apesar dos adultos não crescerem indefinidamente, nosso esqueleto está constantemente renovando o tecido ósseo. Como? Ele retira e coloca isso sem parar, num equilíbrio entre os dois processos, ainda que isso ocorra lentamente. Ele faz isso para que o osso esteja sempre forte, e consiga absorver e se recuperar de pequenos ou grandes traumas.

Na osteoporose, a construção óssea não é superior à retirada da camada óssea, fazendo com que o balanço seja negativo, ou seja, com que a quantidade de osso diminua ao longo do tempo. Além disso, não só a quantidade pode ir diminuindo, como a qualidade do isso pode cair, fazendo com que os ossos fiquem menos resistentes, com maior risco de quebrarem aos menores traumas.

A osteoporose não dá sinais claros de que está se instalando, é uma doença silenciosa. Geralmente o problema só é detectado em estado avançado, quando ocorre uma fratura.

São vários os fatores que favorecem o desenvolvimento da osteoporose:

  • Menopausa, pois há diminuição dos níveis de estrógeno (hormônio feminino), que é fundamental para manter a massa óssea.
  • Envelhecimento, a perda de massa óssea aumenta com a idade.
  • Hereditariedade: quando há história familiar de osteoporose.
  • Dieta pobre em cálcio: o cálcio é fundamental na formação e manutenção óssea.
  • Dieta rica em sódio (leva embora o cálcio).
  • Excesso de bebida cafeinadas (limite máximo seria de 400 mg de cafeína ao dia).
  • Tabagismo e excesso de álcool.
  • Imobilização prolongada, como ocorre com pessoas acamadas.
  • Medicamentos que levam à redução da massa óssea ou pioram sua qualidade, como os corticoides, anticoagulantes, anticonvulsivantes, inibidores de bomba de prótons, entre tantos outros. Muitas vezes esses medicamentos são indispensáveis. Nesses casos, seu médicos vai orientar medidas para proteger os ossos.

Como avaliar se você tem osteoporose?

Seu médico vai saber detalhes da sua história e avaliar se está na hora de fazer um exame chamado densitometria óssea. Trata-se exame rápido, sem necessidade de preparo e que usa uma radiação muito baixa. À princípio, todas as mulheres com 65 anos ou mais e todos os homens a partir dos 70 anos deveriam ser submetidos a esse exame. Seu médico também pode utilizar um tipo de aplicativo gratuito chamado FRAX para avaliar seu risco de fratura. O resultado será uma boa estimativa do seu risco de ter uma fratura nos próximos 10 anos e isso auxilia na decisão de iniciar o tratamento com determinados medicamentos.

A osteoporose não possui cura, o que faz com que o paciente precise manter cuidados constantes. Além disso, podem ser necessários medicamentos, usados por via oral ou injetável, que reduzem os riscos de fraturas de forma significativa em pacientes com baixa massa óssea (osteoporose ou osteopenia).

Exercícios físicos e alimentação balanceada, bem como a ingestão adequada de cálcio e vitamina D, são recomendados tanto na prevenção quanto no tratamento da doença.

O que você pode fazer?

Primeiro, pode retirar tudo que faz mal aos seus ossos, como o cigarro. Pode começar uma atividade física para fortalecer ossos e músculos. Você também deve cuidar da dieta. E depois, pode conversar com seu médico sobre a saúde dos seus ossos, e planejar o que pode ser feito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *