Reumatologia

A REUMATOLOGIA é a especialidade (ramo da Medicina) que estuda as doenças do sistema músculo-esquelético, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos e músculos e cuida das pessoas com essas doenças.

 Apesar da queixa mais frequente das doenças reumáticas ser a dor nas juntas (dor articular) elas também podem se apresentar em outros órgãos como a pele, rins, pulmão, coração e vasos sanguíneos. 

O universo da reumatologia é amplo e deve ser conduzido por especialista.

COMO ATUA O REUMATOLOGISTA?

O médico reumatologista é um profissional fez uma longa formação até receber o título de especialista em Reumatologia da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

É necessário cumprir a residência médica em Clínica Médica e depois mais dois anos de residência em Reumatologia. Além disso, para receber o título, é necessário ser aprovado em uma avaliação completa, com análise de currículo, provas escrita e prática. Muitos ainda fazem cursos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado.

O reumatologista trabalha no diagnóstico e tratamento das doenças articulares (como artrite reumatoide), doenças dos ossos (como a osteoporose), das vasculites, gota e doenças do tecido conjuntivo (como o lúpus eritematoso), só para citar algumas.

É muito frequente escutarmos o termo “reumatismo” de uma forma genérica, mas são mais de 100 tipos de reumatismos, doenças que podem ser completamente diferentes umas das outras. É por isso que com grande frequência, médicos de diversas especialidades encaminham seus pacientes para avaliação reumatológica, como o oftalmologista, o ortopedista, o ginecologista, entre outros…

Da mesma forma, o reumatologista conta sempre com a parceria dos colegas especialistas, clínicos e cirurgiões. Em situações críticas, como a vacinação de pessoas com doença reumática que usam determinados medicamentos, a preparação para cirurgias eletivas e a gestação, o acompanhamento do reumatologista é sempre bem vindo.

O trabalho em conjunto com outros profissionais da saúde e a capacidade de associar sintomas e sinais, dados laboratoriais e de imagem, fazem do reumatologista um médico muito acionado em situações complexas. Assim, além do consultório, o reumatologista também pode atuar a nível hospitalar, durante o período de internação do paciente, quando decisões rápidas podem ser necessárias.

PRINCIPAIS DOENÇAS REUMÁTICAS

ARTRITE REUMATOIDE, ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL, ARTRITE PSORIÁSICA, ESPONDILITE ANQUILOSANTE, GOTA, LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, OSTEOPOROSE, VASCULITES SISTÊMICAS.