Procurar atendimento apenas quando algo está errado é um dos maiores erros que se pode cometer em relação à saúde.

Consultas e exames preventivos são fundamentais para detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início.

Também é importante conhecer seu histórico familiar, já que a genética pode influenciar a ocorrência de algumas doenças.

Quais são os exames preventivos para mulheres?

Exames laboratoriais: exames como hemograma, glicemia, colesterol, triglicérides, função da tireoide, além de exame urinário básico. A periodicidade vai ser definida com seu médico, a partir das particularidades do seu estado e histórico de saúde.

Sorologia: detecta doenças como hepatite, sífilis, HIV. Deve ser realizado e a periodicidade também vai ser difundida pelo seu médico e você.

Teste de Papanicolau: verifica infecções e alterações do colo do útero, como infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. Tem como objetivo principal a prevenção do aparecimento do câncer no colo do útero. Deve ser realizado uma vez ao ano ou conforme orientação do ginecologista.

Ultrassom pélvico: visualiza a morfologia das estruturas genitais internas, como útero e ovários. Deve ser realizado uma vez ao ano ou conforme orientação do ginecologista.

Densitometria óssea: verifica a densidade dos ossos, determinando a presença de osteoporose ou de sua precursora, a osteopenia. Indicado para todas as mulheres na menopausa aos 65 anos ou antes, na presença de fatores de riscos para a doença. Pode ser realizada uma vez ao ano ou conforme indicação do médico.

Ultrassom endovaginal: com ele é possível detectar doenças como cistos no ovário, endometriose, miomas e até tumores. Deve ser realizado uma vez ao ano ou conforme indicação do ginecologista.

Ultrassom de mamas: exame complementar à mamografia, deve ser realizado a cada ano ou conforme indicação do ginecologista/mastologista.

Urocultura: indicado quando se têm dificuldades para urinar como nos casos de ardência ou sensação de precisar ir muitas vezes ao banheiro e sentir que a bexiga não esvaziou por completo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *