As principais artrites microcristalinas são a gota, a doença de deposição de pirofosfato de cálcio (CPPD) e a doença por deposição de fosfato de cálcio básico. A doença CPPD é a segunda principal causa de artropatia por cristal e parece afetar 4%-7% da população adulta na Europa e nos Estados Unidos.

A CPPD, também chamada por pseudogota, é caracterizada pela deposição de cristais de pirofosfato em várias estruturas articulares. As causas da CPPD podem ser classificadas nas seguintes categorias: idiopáticas, metabólicas, hereditárias e pós-traumáticas. As doenças metabólicas hemocromatose, hiperparatireoidismo, hipofosfatemia, hipomagnesemia e hipotireoidismo aumentam o risco de deposição de pirofosfato de cálcio.

Diferente da gota, não há associação definida entre a CPPD e sexo, obesidade ou hábitos de vida, mas é mais frequente com o passar da idade. É rara antes dos 60 anos.

A CPPD tem sido mais comumente documentada nos joelhos, punhos, sínfise púbica e tende a aparecer nas formas: assintomática, aguda ou crônica. As crises agudas geralmente são monoarticulares e tendem a durar mais (até meses), o que é diferente da gota (uma semana). As formas crônicas podem se assemelhar à osteoartrite ou à artrite reumatoide.

O diagnóstico definitivo pode ser feito pela identificação dos cristais na análise do líquido sinovial, nas isso nem sempre é possível pois há necessidade de se fazer uma punção da articulação. Avaliando o líquido sinovial em microscópio de luz polarizada é possível verificar a presença de cristais fracamente birrefringentes, com aparência romboide ou em forma de bastonete (Figura 1).

Nos exames de imagem, os depósitos são frequentemente articulares (cartilagem hialina, fibrocartilagem, sinóvia, cápsulas e ligamento) e têm morfologia pontual ou linear (Figura 2).

Como não há cura, os tratamentos proporcionam alívio sintomático e incluem uso oral ou intra-articular com anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) ou corticoide, gelo, repouso temporário e aspiração articular.

fontes: Radiology Case Reports 15 (2020) 1773–1776

Osteoarthritis and Cartilage 22 (2014) 975-979

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *