A polimialgia reumática é uma doença que acomete pessoas acima de 50 anos, causando rigidez e dor no pescoço, ombros e quadris. A rigidez pode ser tão intensa que pode incapacitar a pessoa para as atividades mais simples.

Outros sintomas frequentes são a fadiga, desânimo, perda de peso, e até febre baixa.

Quando pensar em polimialgia reumática?

Os sintomas tendem a aparecer rapidamente, ao longo de alguns dias ou semanas, e podem ser intensos durante a noite. Ambos os lados do corpo são igualmente afetados. O envolvimento da parte superior dos braços, com dificuldade em levantá-los acima dos ombros, é comum. Às vezes, a dor ocorre nas articulações, como as mãos e os punhos.

A dor é pior pela manhã e melhora com o passar do dia. No entanto, a inatividade, como uma longa viagem de carro ou ficar muito tempo sentado em uma posição, pode causar o retorno da rigidez. Os pacientes podem relatar os problemas listados abaixo:

  • Sono perturbado
  • Problemas para se vestir de manhã (por exemplo, colocar uma jaqueta ou se abaixar para calçar meias e sapatos)
  • Problemas para se levantar de um sofá ou entrar e sair de um carro.

A idade média de início dos sintomas é de 70 anos, e é mais frequente em mulheres (duas mulheres para cada homem), é mais comum em caucasianos.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico da doença pode ser difícil já que não costuma causar edema nas articulações. Devemos lembrar que a polimialgia reumática pode ocorrer com outro problema de saúde, como a arterite de células gigantes – uma inflamação das artérias grandes e médias da cabeça, pescoço e parte superior do corpo. Apresenta-se como dor de cabeça intensa na região temporal, podendo ocorrer perda súbita da visão e dificuldade para a mastigação.

Os resultados dos exames de sangue que detectam inflamação – hemossedimentação e proteína C reativa, geralmente estão anormalmente altos. Ambos podem estar muito elevados na polimialgia reumática, embora em alguns pacientes esses testes podem ter resultados normais ou apenas ligeiramente elevados.

O tratamento da polimialgia reumática envolve o uso de corticoide, que tem por objetivo reduzir e combater a inflamação que causa os sintomas da doença.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *