Existem muitos tipos de doenças inflamatórias crônicas que podem afetar diversos tecidos do corpo humano, como vasos sanguíneos, músculo e pele. Podem também se manifestar nos pulmões, rins, coração e cérebro. Alguns exemplos são a artrite reumatoide, o lúpus eritematoso sistêmico, a espondilite anquilosante, as vasculites e a artrite psoriasica.
Podemos dizer que não há sintomas exclusivos para cada uma dessas doenças, mas alguns sintomas podem ser de ajuda no momento do diagnóstico.

-INFLAMAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES, PELE OU MÚSCULOS
Quadro inflamatório é comum nas doença reumáticas e podem se apresentam como dor e edema articulares, fraqueza muscular, lesões de pele. Dor e inchaço nas juntas pode indicar artrite reumatoide e lesão em asa de borboleta pode indicar lúpus.

-RIGIDEZ MATINAL
Além da dor, o paciente pode sentir certa rigidez prolongada nas articulações, principalmente pela manhã ou inatividade. É a tão conhecida rigidez matinal, frequente na artrite reumatoide.

-PELE E ARTICULAÇÕES
A artrite psoriásica afeta as articulações de até 40% pessoas com psoríase, podendo inclusive aparecer antes das lesões da pele. Pode afetar as articulações periféricas ou a coluna vertebral, ou ambos ao mesmo tempo. Um outro sinal de psoríase importante para o reumatologista suspeitar que o paciente pode ter artrite psoriásica é o acometimento das unhas pela psoríase. Por vezes o paciente passa tempos tratando uma micose de unha que na verdade é psoríase…

A vermelhidão (eritema) na pele pode indicar a presença de lúpus eritematoso e costuma surgir na face, sobre a ponta do nariz e as bochechas. O lúpus também pode cursar com artrite, principalmente em mãos e punhos, semelhante ao que ocorre na artrite reumatoide.

Importante: alguns sintomas podem se assemelhar a outras doenças, sendo importante ficar atento e procurar ajuda médica ao notar a presença manifestações anormais no organismo. Assim, será possível chegar a um diagnóstico seguro e rápido

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *