O avanço das pesquisas propiciou o uso das terapias biológicas (ou somente biológicos) em diferentes especialidades médicas – reumatologia, dermatologia, gastroenterologia e neurologia, oncologia, entre outras.

Importante ressaltar que não é todo paciente que vai ter indicação ou vai precisar dos biológicos. Eles representam uma importante opção de tratamento, principalmente quando o paciente não obteve resposta com os medicamentos iniciais, os chamados medicamentos convencionais.

Isso permite que mais pacientes possam alcançar a remissão da inflamação e o controle dos sintomas que tanto interferem a vida cotidiana.

A terapia assistida é a administração supervisionada dos biológicos, realizada após avaliação médica e de enfermagem. Isso tudo feito em ambiente seguro e confortável, e visando evitar e reduzir as chances de efeitos colaterais.

Uma informação importante é que esses medicamentos precisam ser acondicionados e mantidos em temperatura controlada. Isso é difícil de se assegurar sempre nos nossos domicílios. Quantas pessoas abrem e fecham sua geladeira todos os dias? E se faltar luz e o medicamento permanecer em alta temperatura? E se congelar? Nesse último caso, a medicação infelizmente não poderá mais ser utilizada.

Devemos lembrar que tanto os medicamentos subcutâneos quanto os venosos são administrados através da terapia assistida. Nas duas formulações os cuidados são os mesmos, ou seja, o subcutâneo também merece toda atenção.

Onde é seguro aplicar a medicação?

Clínicas especializadas em terapia assistida de medicamentos biológicos são o local adequado para a aplicação dos biológicos venosos e subcutâneos, e aqui estão alguns dos pontos cruciais que toda clínica de terapia assistida deve oferecer:

1- O transporte das medicações deve obedecer rígidas regras, incluindo a utilização de recipientes adequados e controle da variação da temperatura. Esse transporte inclui todo o trajeto da distribuidora até a clínica e pode ser monitorado.

2- A recepção, conferência e armazenamento adequado da medicação refrigerador deve ser de responsabilidade de profissional habilitado e treinado.

3- As medicações devem ser mantidas em refrigerador com controle regular da temperatura, que deve se manter entre +4°C e +8° As medicações não podem, em hipótese alguma, sofrer congelamento e, da mesma forma, quedas no fornecimento de energia podem tornar inseguro aplicar as medicações que ficaram sem refrigeração.

4- A sala de biológicos deverá ser utilizada somente para conservação e aplicação dos mesmos, não é permitido que nesta mesma sala se realizem outros procedimentos.

5- A aplicação da medicação só deve ocorrer com prescrição médica e em condições favoráveis, ou seja, na ausência de infecções ou alterações laboratoriais significativas. O profissional de saúde que recebe você antes de toda aplicação verifica se há algum impedimento para a aplicação.

Comprometimento com o tratamento

A equipe médica deve acompanhar a evolução do paciente, e o paciente deve se comprometer com o tratamento. Exames antes do início do tratamento e exames periódicos são solicitados para isso, cabendo o compartilhamento de informações entre médicos e pacientes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *