Apesar de ser uma doença que afeta primariamente o sistema imunológico, o lúpus pode afetar os folículos capilares, a partir dos quais crescem os fios de cabelo. Então ele cai ou se torna muito frágil.

Na maior parte das vezes, os folículos capilares afetados por essa inflamação têm chance de se regenerar – ainda mais se o lúpus for tratado precocemente.

A queda de cabelo relacionada ao lúpus, pode ser dividida em dois tipos:

Sem cicatrizes – Se a queda de cabelo for causada pela inflamação sistêmica do lúpus, a queda de cabelos é conhecida como eflúvio telógeno. A queda de cabelo pode ser mais pronunciada na área frontal do couro cabeludo, mas pode acontecer em outras áreas. É tratável e o cabelo tende a crescer novamente.

Com cicatrizes – No lúpus cutâneo discoide aparecem lesões espessas e escamosas na pele, inclusive no couro cabeludo, afetando definitivamente, assim, os folículos capilares. É uma queda de cabelo permanente. Com tratamento adequado, pode-se diminuir a gravidade dos danos e ocorre a cicatrização.

A queda de cabelo causada pelo lúpus induzido por medicamentos pode ser minimizada, e o cabelo pode crescer novamente quando os efeitos da medicação e o lúpus cessarem.

Dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *