As lesões e complicações evolutivas decorrentes do Papilomavírus Humano (HPV) ocorrem com maior frequência em pessoas com sistema imunológico suprimido. O câncer do colo do útero é uma das complicações e os estudos apontam que é cinco vezes maior a probabilidade dele se desenvolver em mulheres imunossuprimidas.

Até 2017 a recomendação da vacinação contra HPV paras as mulheres com sistema imunológico suprimido era até os 26 anos de idade, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após revisões de documentos e dados foi constatado que seria necessário uma ampliação da indicação da vacina para até os 45 anos de idade em mulheres imunossuprimidas. Essa é uma excelente notícia.

A vacinação resulta na redução dramática na identificação de casos de câncer relacionado ao HPV. A vacinação protege contra os tipos 16 e 18, mais associados aos tumores de colo de útero (e também em outras partes como pênis e ânus). Além disso, oferece proteção contra dois outros tipos de HPV que causam verrugas genitais, um problema menos grave, mas também de saúde pública.

A vacina contra o HPV é administrada em 3 doses, no esquema 0-2-6 meses: a segunda dose é feita após 2 meses e a terceira dose é feita após 6 meses da primeira dose.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *