Estamos cada vez mais na frente das telas de computadores ou celulares, mas durante a pandemia nossas rotinas mudaram, e essa frequência para muitas pessoas aumentou ainda mais. Queixas sobre problemas de vista também se intensificaram: coceira, visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular estão entre as mais comuns.

Algumas dicas que nós podemos fazer para manter nossos olhos saudáveis:

A regra 20-20-20
Relaxar os músculos dos olhos é importante. Quando focamos em um objeto próximo, como uma tela, os músculos ciliares se contraem. A contração muda o formato das lentes dentro dos olhos, focalizando a imagem na retina. Esses pequenos músculos e outros ao redor das órbitas oculares que mantêm seus olhos olhando na mesma direção, precisam de um descanso. Por isso a dica é: cada 20 minutos, olhe para algo a pelo menos 20 pés de distância (que são cerca de 6 metros) por 20 segundos.

Pense piscando
De acordo com muitos estudos, piscamos com menos frequência ao ler em uma tela. Sugere-se que a maioria das nossas piscadas são incompletas quando usamos uma tela, e que as pálpebras superior e inferior não se tocam completamente. Isso pode deixar os olhos ressecados, com coceira e sujeitos a infecções.
Logo, não deixe de piscar.

Ajuste sua tela
A tela deve estar a 40 a 75 centímetros do rosto, nem muito perto nem muito longe, e deve ficar no nível dos olhos ou ligeiramente abaixo. Outro ponto é posiciona-la de forma que fique de lado ou de costas para a janela para minimizar o reflexo da luz do sol na tela.

Letras maiores
Você pode considerar em ajustar o tamanho da fonte, ajustar o brilho da tela para corresponder ao nível de luz de onde você está. É recomendado evitar ainda esquemas de cores de baixo contraste.

Aproveite o ar livre
Pausas dão aos seus olhos a chance de olhar para longe e piscar. O ar livre é uma forma de aliviar a pressão nos olhos e também ajuda na sua saúde física e mental em geral.

ATENÇÃO: Especialistas afirmam que quem apresenta problemas persistentes deve consultar um oftalmologista.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *