Você já parou para pensar em como reage a situações de grande tensão? A nossa reação é importante porque é através dela que induzimos ou não a produção excessiva do cortisol.

Pessoas que passaram por situações traumáticas ou de negligência na infância são naturalmente mais suscetíveis ao estresse.

Quem já vivenciou assalto à mão armada, acidentes de veículos e desastres naturais ou testemunhou a ação de policiais, bombeiros e socorristas em um incidente de grandes proporções também costuma responder mal ao estresse.

Além disso, a genética também tem influência na forma como as pessoas lidam com conflitos e eventos que demandam alto controle emocional. Possuímos genes que controlam a nossa resposta ao estresse. Quando eles sofrem alterações, essa resposta natural do organismo tende a não ser tão assertiva.

Logo, a forma mais eficaz de manter os níveis regulares do famigerado hormônio do estresse é aprender a reagir a ele de forma saudável e controlada. Algumas maneiras de se preparar para isso são:

Manter uma rotina de exercícios e boa alimentação

É muito importante manter uma rotina composta por exercícios físicos regulares e alimentação saudável. A combinação de ambos traz incontáveis benefícios ao organismo, os quais se estendem pelo resto da vida.

O mesmo é verdade para o controle do estresse, especialmente os exercícios. Esses possuem a qualidade de abaixar os níveis de cortisol no sangue e incentivar a produção de neurotransmissores cerebrais do bem, como a serotonina, dopamina e endorfina. Portanto, procure fazer exercícios por, pelo menos, 20 minutos diários.

Praticar meditação ou yoga

Ambas essas práticas incentivam a volta da atenção para o mundo interior. A meditação promove a clareza de pensamento no momento de analisar situações, possibilitando a tomada de ações mais conscientes. Em vez de agir por impulso e causar uma confusão ainda maior, somos capazes de segurar a impulsividade.

A yoga faz o mesmo, porém, através do equilíbrio entre o corpo e a mente. Os movimentos exigem maior concentração dos praticantes para que sejam realizados da forma correta, além de fornecerem outros benefícios para a saúde do corpo físico. Através das posições, cultivamos um estado emocional mais suave.

Dedicar-se a atividades que despertam prazer

Não só de obrigações a vida é feita. Se você ainda não tem um hobby ou compromisso voltado para o seu desenvolvimento pessoal, como um curso de idiomas, faça uma lista de coisas que deseja aprender. Comece por um objetivo simples, analise como você se sente durante o processo de realizá-lo e continue!

Refletir sobre os seus agentes estressores

Em algum momento da vida, nos deparamos com pessoas ou situações prolongadas de alta tensão. Vale refletir e tentar identificar o agente causador do estresse e desenvolver estratégias específicas para combater ou amenizar a situação.

Fazer terapia pode ajudar a administrar o estresse

A terapia é uma ferramenta de autoconhecimento apropriada para modificar esse comportamento prejudicial à saúde. Afinal, durante todo esse tempo, o corpo permanece sob efeito do estresse.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *