Essas perguntas são muito frequentes entre os estudantes de Medicina e na população em geral. Muitas pessoas pensam que pode haver algo de errado com suas articulações quando elas “estalam”, ou que isso pode trazer algum problema futuro, principalmente quando se trata de um hábito.

Calma! Se não houver dor associada, não há motivo para se preocupar. Somente quando os estalos estiverem acompanhados de dor significativa e persistente, ou edema (inchaço) articulares, algo pode estar errado. É hora de ver um médico.

A boa notícia é que, apesar do mito popular de desencadear reumatismo, o estalo articular indolor não representa uma forma inicial de artrite, nem causa danos futuros nas articulações. O som que nós chamamos de “estalo” parece vir de tendões ou músculos que se movem sobre a articulação ou sobre o osso, ou pode vir do som de bolhas de nitrogênio normalmente encontradas no espaço da articulação. Geralmente ocorrem quando você se levanta da cama ou da cadeira, se alonga, ou faz movimentos amplos com as articulações, como no caso da rotação do pescoço.

Por outro lado, quando o ruído está relacionado à cartilagem desgastada nas articulações, pode haver dor e, nesse caso, é indicada a investigação médica.

Que ver uma ilustração do que acabamos de falar, veja o link abaixo:

https://www.dw.com/en/popping-or-cracking-joints/av-6686334

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *