A osteoporose é uma doença esquelética que leva a diminuição da resistência dos ossos e, com isso, aumenta o risco de fratura. É uma doença silenciosa, ou seja, a pessoa com osteoporose não apresenta sintomas específicos que possam ser atribuídos à doença. A perda da massa óssea acontece ao longo de anos até que um pequeno trauma, como a queda da própria altura ou mesmo de uma cadeira ou cama, pode levar a graves fraturas ósseas.

As principais fraturas relacionadas à osteoporose são as fraturas da coluna (idosas com a coluna curvada podem ter tido fraturas mesmo sem quedas), do quadril (ou fêmur) e do punho (ou antebraço).

Ao longo da infância e adolescência todos nós adquirimos massa óssea até que, com o esqueleto formado por volta dos 25 anos, começa uma perda lenta e pequena de osso. Quando ocorre a menopausa, as mulheres perdem o efeito protetor do estrógeno sobre o esqueleto. Nesse momento tem início uma parda mais acelerada. É isso que explica porque as mulheres têm mais chance de ter osteoporose do que os homens. Os homens também têm osteoporose, porém, em menor frequência do que as mulheres depois da menopausa.

Diversos fatores também prejudicam a saúde óssea: história de fratura osteoporótica na família, tabagismo, etilismo, obesidade ou peso muito baixo, uso de corticoide e diversos outros medicamentos, desnutrição, doenças crônicas, doenças renais, câncer, entre outros…

Uma maneira de prevenir a osteoporose é manter hábitos saudáveis: alimentação com quantidade adequada de leite, derivados e folhas verdes (ricos em cálcio), diminuir a ingesta de sal (aumentam a perda de cálcio pelos rins), manter-se ativo (praticar exercícios físicos), evitar excessos (café, bebidas alcoólicas), abster-se do cigarro (não fumar).

Em relação ao diagnóstico, um exame chamado densitometria óssea está indicado aos 65 anos para todas as mulheres e aos 70 anos para homens. Você já fez esse exame ou conhece alguém que fez? É um exame rápido, indolor, seguro e não há a necessidade de jejum ou uso de contraste para sua realização.

O tratamento da osteoporose tem como objetivo melhorar a massa óssea e diminuir o risco de fraturas. Diversos medicamentos estão disponíveis no Brasil: os bisfosfonatos, o raloxifeno, o denosumabe e a teriparatida. Seu médico vai discutir com você as melhores opções considerando as particularidades do seu caso e então o tratamento é iniciado. Sempre lembrando do cálcio e da vitamina D, sempre que necessário. O tempo de tratamento é prolongado (três ou mais anos) e é necessário para que o efeito mais benéfico desses medicamentos seja atingido.