DRA. ADRIANA MARIA KAKEHASI

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que acomete mais frequentemente as articulações das mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos e pés. Outras articulações podem ser acometidas, como também são frequentes a fadiga e a rigidez matinal. Os sintomas aparecem, em geral, entre os 30 e 60 anos de idade e a doença é cerca de duas a três vezes mais frequente na mulher.

São fatores que aumentam o risco do indivíduo apresentar artrite reumatoide:

    1. Sexo feminino;
    2. Familiar com artrite reumatoide – relacionada à predisposição genética;
  • Tabagismo: aumenta o risco de aparecimento e se relaciona a doença mais grave;
  1. Fatores do ambiente: asbestos e sílica, por exemplo.
  2. Obesidade.

Infecções, periodontite (inflamação nas gengivas) e alterações do microbioma intestinal também determinam maior risco de desenvolvimento de artrite reumatoide, enquanto o consumo de frutas, vegetais e ômega 3 têm papel protetor.

Quando a artrite reumatoide não é tratada adequadamente, ou seja, se a inflamação persiste e há lesão cartilaginosa e do osso, as deformidades das articulações, muitas vezes irreversíveis.

O diagnóstico é feito através dos sintomas, do exame físico e de exames complementares. O médico registra toda a história do paciente, observa a aparência das articulações, buscando pela presença de calor e edema ao movimentá-las, e detecta de dor e possíveis perdas de movimento. Ele então solicita exames laboratoriais e de imagem, mais frequentemente as radiografias das articulações acometidas e, após analisar todo o conjunto, pode então concluir pelo diagnóstico da doença.

É importante que o paciente chegue ao médico (idealmente ao reumatologista) o mais breve possível. Isso porque o diagnóstico correto e precoce permite o início rápido do tratamento, num momento em que as deformidades não aconteceram e o paciente pode obter o máximo benefício das terapias medicamentosas. O objetivo do tratamento é controlar a inflamação ao máximo e devolver ao pacienta a qualidade de vida normal, para exercer atividades de trabalho e lazer normalmente. Muitas medicações para o tratamento estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) ou são de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Não haveria mais motivos para encontrarmos pessoas com deformidades nas articulações por causa dessa doença. O que precisamos é fazer o diagnóstico da artrite reumatoide mais cedo.